Alcance mais clientes através do Marketing de Conteúdo.

Alcance mais clientes através do Marketing de Conteúdo.

O modelo de consumo mudou!

Nos dias atuais, vivemos um momento onde estamos envoltos de informação por todos os lados. A internet tornou toda a informação acessível e colocou as pessoas no comando de qual conteúdo e conhecimento elas querem adquirir. Um empreendimento só sobrevive no ambiente online com a participação do consumidor. Seja dentro do próprio site/blog da marca ou, nas redes sociais, o envolvimento dos seus leitores/seguidores é um elemento decisivo para que seu planejamento de marketing tenha sucesso.

As pessoas estão fartas de ofertas e vendedores buscando impor seus produtos e serviços a qualquer custo. O consumidor atual aprendeu a bloquear anúncios que são estritamente comerciais e, hoje busca por uma nova prática de compra que instrui e educa ao invés do conhecido empurra empurra. Neste instante as empresas de sucesso são aquelas que ganham a confiança do cliente antes de cobiçar seu dinheiro.

Tal fato, torna a vida do profissional de marketing muito desafiadora, afinal, capturar a atenção das pessoas fica cada vez mais difícil  e os departamentos especializados têm de se reinventar constantemente. Por isso, o termo Marketing de Conteúdo começa a chegar no ouvido das equipes de marketing e das agências de publicidade e propaganda.

Uma estratégia de conteúdo, quando executada corretamente, destaca sua marca diante da avalanche de informações disponíveis na rede, tornando-se um componente significativo para atrair e manter seus clientes e leads (seus prováveis compradores) engajados com a sua empresa.

Produzir conteúdo de qualidade como: artigos de blog, guias, tutoriais, e-books, webinars, entre outros produtos informativos podem ajudar a sua empresa a atingir diferentes propósitos. Primeiramente, atraindo novos usuários para o seu site/blog ou  redes sociais por meio de idéias que os ajude a resolver um problema. Aqui, o engajamento nasce a partir do momento em que você desperta ao público recém-chegado uma necessidade, um desejo ou uma urgência.

O conteúdo também pode prover e educar, convertendo este usuário em um potencial consumidor ao considerar a compra do seu produto/serviço. O engajamento, neste caso, é resultado do conhecimento e das informações relevantes que você ofereceu aos seus leads.

Uma introdução ao Marketing de Conteúdo

Mesmo com a eclosão do interesse pelo assunto, muitos ainda ficam na dúvida: “afinal de contas, o que é Marketing de Conteúdo?”. Aqui vai uma resposta simples e direta ao ponto:

Marketing de Conteúdo é uma forma de comercialização de produtos e/ou serviços direcionados a um público-alvo através da criação de conteúdo relevante e valioso para educar seu consumidor e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes, atraindo, envolvendo e gerando valor, criando uma percepção positiva da sua marca, afim de gerar mais vendas e um melhor relacionamento com seu público.

Um estudo realizado pela Roper Public Affairs, indica que 80% dos consumidores preferem tomar a decisão de compra com base em informações contidas em artigos bem escritos, do que a partir de publicidades convencionais. A mesma pesquisa revelou que 70% dos compradores acreditam que o conteúdo valoroso os torna mais próximos da marca e 60% dizem que tal conteúdo ajuda a fazer escolhas mais adequadas na hora da compra.


No geral estratégias de marketing tradicional baseiam-se em locar espaços publicitários para transmitir suas mensagens. Uma empresa normalmente contrata uma veiculação na televisão, aluga palavras chave com um orçamento mensal em Google Adwords ou em campanhas do Facebook Ads. É como se a empresa pagasse o aluguel de uma audiência que não é dela.

Já o Marketing de Conteúdo trabalha uma proposição diferente. A ideia é que você é o dono da audiência e segue arquitetando este ativo de Marketing Digital ao decorrer do tempo. Seu blog corporativo é sua casa própria e sua base de contatos é a sua audiência, o pilar fundamental de toda sua estratégia.

Os benefícios do Marketing de Conteúdo

Uma boa estratégia de conteúdo trará os seguintes benefícios para sua marca:

Alcance da Marca

As pessoas conhecem melhor a sua marca, afinal você possui a sua própria audiência. Atualmente, 93% das compras começam com pesquisas online em buscadores. Campanhas de publicidade clássicas, como anúncios em TV e outdoors e mídias pagas em geral são eficientes em alcançar audiência, mas sempre acompanhados de altos custos. Com o Marketing de Conteúdo, você consegue atingir de forma “orgânica” mais pessoas, a um custo reduzido.

Diferencial competitivo

Se sua empresa fornece conteúdo valioso para seu público, e você gera a preferência do cliente. De quem você compraria uma solução de automação de marketing? Da agência que te informou sobre como funciona e como utilizar essa tecnologia a seu favor ou de uma agência que apenas tenta vender o serviço para você?

Redução de custos

Ao elaborar conteúdo, você está produzindo uma peça que ficará acessível para clientes e potenciais clientes para sempre. O investimento da criação deste produto é realizado uma única vez, o que faz com que os ganhos sejam mais vantajosos, se comparado a publicidade tradicional.

Criação de um canal escalável e mensurável de geração de leads e vendas

Uma estratégia de conteúdo bem sucedida tem como objetivo criar um ativo digital para sua empresa que regularmente geram novas oportunidades. O conteúdo é indispensável para atração de leads, nutrição e fechamento de negócios.


Para marcar sua presença no meio digital, sua empresa precisa se comportar da mesma forma que o ambiente web e seus usuários. Lembre-se que na internet o consumidor tem total poder de decisão sobre o que quer ler, ver e ouvir. Portanto, alcançá-lo é essencial para gerar leads e vendas. Não fique aí parado e preso a conceitos que não se aplicam ao Marketing Digital, dedique-se ao Marketing de Conteúdo e obtenha resultados significativos.

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Grande abraço,
Equipe InCloud Sistemas.

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